Blog

Quem Não se Comunica, se Trumbica
1 de setembro de 2010
#04. Redescubra seus talentos
2 de setembro de 2010

5 Maneiras Que só Dependem de Você para Manter o Foco

Você já ficou completamente absorvido em uma atividade que nem percebeu o tempo passar?
Já fez algo por horas e pensou que havia se passado apenas alguns minutos?

Já ficou tão envolvido com uma atividade que tudo parecia muito fácil e simples de fazer?

Muito se fala a respeito de produtividade e gestão do tempo no mundo corporativo. Para mim virou uma verdadeira obsessão pensar a respeito desse assunto, porque nem sempre tive o mesmo nível de produtividade que tenho hoje em dia.

Por isso, tenho compartilhado regularmente com meus leitores algumas estratégias que aprendi.

Uma das principais características que vejo nas pessoas altamente produtivas é o fato de que a maioria delas possuem grande capacidade de concentração. pra mim é foto que:

Não há como ser muito produtivo se você não estiver concentrado nas coisas que precisa fazer.

A ciência diz que o cérebro humano só consegue se concentrar em uma coisa de cada vez. No entanto, vivemos em um mundo complexo e somos bombardeados por estímulos que nos chamam a atenção a todo o momento. O que exige que façamos cada vez mais coisas sem prestarmos atenção. É só olhar para o que muitos fazem ao dirigir um automóvel; falam ao celular, comem, ouvem rádio, leem.

Talvez você me pergunte; que mal há em ser multitarefa, já que o mundo premia as pessoas que conseguem fazer mais coisas, que são mais “produtivas”? Em primeiro lugar é preciso que tenha consciência de que atividade, ou o excesso dela, não está diretamente ligado com produtividade.

Quantas pessoas que você conhece que correm o dia inteiro, mas ao chegar à noite em casa sentem que não produziram nada?

Talvez você afirme que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo e que é natural para você. A pergunta que eu faço é; você realmente consegue fazer tudo ao mesmo tempo de forma excelente? É muito provável que sua resposta seja não. Simplesmente porque ao focalizar uma coisa, mesmo que por pouco tempo, você deixa de prestar atenção em outras.

Manter o FOCO em apenas uma coisa, não é tarefa fácil, mas totalmente possível, se você estiver comprometido a mudar.

O desafio é superar a demanda por nossa atenção. Estamos o tempo todo cheio de coisas na cabeça e, por isso, é cada vez mais difícil manter sua atenção em apenas uma coisa. É o telefone que toca, é o e-mail que chega, é o navegador da Internet que fica aberto na página da sua rede social favorita, e que você de tempos em tempos para dar uma olhada às ultimas “novidades”.

Quando você chega em casa mais demanda por sua atenção, filhos, esposa, marido que quer falar, televisão, até mesmo na hora do banho você não para de pensar. O fato é que toda vez que é interrompido, você leva cerca de 30 minutos para recobrar o nível de concentração e envolvimento na tarefa que estava fazendo.

Você já ficou completamente absorvido em uma atividade que nem percebeu o tempo passar?
Já fez algo por horas e pensou que havia se passado apenas alguns minutos?

O psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihaly, fundador da psicologia positiva foi um dos primeiros a estudar a capacidade que temos em fazer as coisas de tal forma que perdemos a noção do tempo. Ele diz em seu livro, “A descoberta do fluxo”, que quando estamos fazendo alguma atividade que não sentimos o tempo passar, e nossa mente simplesmente fica concentrada na ação, e por isso, não sentimos a passagem do tempo.

Se isso já aconteceu com você, então provavelmente você entrou naquilo que ele chama de estado ou experiência de fluxo.

Para alcançar o estado de fluxo regularmente, como acontece comigo, você precisa aprender o que fazer para repetir um estado de fluxo bem sucedido. Saber como repetir uma estratégia vencedora pode ser a chave que estava faltando para aumentar sua produtividade.

Veja abaixo  algumas dicas de como melhorar sua capacidade de foco.

01 – FAZER TUDO AO MESMO TEMPO É FAZER NADA.

Tentar atender a todas as demandas pode fazer você simplesmente pirar. Não queira ser tudo pra todos, defina o que realmente é importante para fazer e planeje bem escrevendo o que precisa ser feito primeiro e manda bala!

02 – RESPEITE SEU BIORRITMO.

Esse é um ponto fundamental, pois precisamos  entender e saber respeitar quais são os nossos horários. Algumas pessoas, assim como eu, funcionam melhor na parte da manhã, outras à tarde, e outras ainda, na parte da noite. Cada um sabe que horas está mais concentrado e produtivo, reflita qual é o momento em que você consegue ficar mais concentrado.

03 – ELIMINE O MULTITAREFA.

Já me peguei trabalhando em vários projetos ao mesmo tempo. Certo dia, eu estava trabalhando com dez programas abertos, saltando de uma ideia para outra, mas no final do dia não tinha finalizado nenhum dos projetos. Foi quando me comprometi a mudar. Como? Escolhendo fazer uma coisa de cada vez.

04 – GOSTAR DAQUILO QUE VOCÊ FAZ É FUNDAMENTAL.

O segredo do sucesso não é apenas fazer aquilo que você gosta, mas gostar do que estiver fazendo. O escritor Dan Pink fala em seu livro Motivação 3.0, que um dos fatores motivacionais mais importantes, é buscar a excelência. Pesquisa com artistas mostrou que o trabalho saia muito melhor quando eles por conta própria buscavam serem melhores naquilo que estavam fazendo. E para isso, você precisa realmente gostar da atividade que escolheu.

05 – ESTABELEÇA UM PRAZO PARA FINALIZAR A TAREFA. 

Se você quer terminar seu dia e sentir que realmente foi produtivo, precisa criar uma estratégia para que isso aconteça. Uma das ferramentas que tenho usado para me manter absolutamente focado é a técnica Pomodoro. Uma estratégia simples, mas muito efetiva para aumentar a sua produtividade. Você entender como funciona nesse link aqui. com ele, fiquei mais focado nas atividades que precisava realizar rapidamente.

Lembre-se: O que consome a sua mente, controla a sua vida. Então,  foco no que é importante fazer, e vamos pras cabeças!

E então o que achou? Gostou? Quer acrescentar mais alguma dica à lista? 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

6 Comentários

  1. Elisa Lucas disse:

    Parabéns, achei bem interessante o artigo!

  2. Muito boa matéria! Parabéns!

  3. Edi Kalsing disse:

    OLá Fernando!!
    Saindo um pouco do foco resolvi deixar um comentário(rsrs)
    Gostei muito de suas dicas, tenho como meta neste ano de 2012 conquistar mais foco e concentração. Faz 6 meses que estou nessa, e está melhor e quero melhorar muito mais e suas dicas já estão anotadas em meu bloco e quero reavivar o propósito.

    Muito bom seu artigo Fernando!!
    Grande abraço, sucesso e prosperidade para você!!

  4. Felipe Borges disse:

    Gostei muito das dicas apresentadas em como manter o foco. Já tinha um idéia bem parecida dos conselhos, mas tenho certeza isso vai agregar muito para meu crescimento profissional. Parabéns pelo trabalho, abraços, Felipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *