Blog

Curso Online 10X Performance
30 de junho de 2011
Prepare-se para a imprevisibilidade
2 de julho de 2011

Utilize o principio 90/10 por Stephen Covey

Um dos maiores gurus de liderança e produtividade, o Norte americano Stephen Covey, Autor do livro “OS 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, fala sobre o principio 90/10. O que significa isso? Ele afirma que os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que te acontece.

Não podemos evitar que o carro quebre, que o avião atrase, que o semáforo fique vermelho, mas  você é quem determinará os outros 90%.

Como? Com a sua reação!

Por exemplo; Você está tomando o café da manhã com a sua família. A sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho.

Você não tem controle sobre isto.

O que acontecerá em seguida será determinado pela sua reação.

Então, você se irrita. Grita e a repreende por ter feito isso.

Assustada sua filha começa a chorar. Em seguida, você critica sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa, e começa uma discussão.

Nervoso, você vê que não há alternativa a não ser trocar a camisa, e quando retorna sua filha ainda está chorando, e com isso, ela acaba perdendo o ônibus escolar. Sua esposa vai para o trabalho também contrariada.

Como consequência você tem que levar a sua filha de carro pra escola. Você olha no relógio e descobre que está atrasado, e mete o pé no acelerador, a alta velocidade e imprudência contribuem para que você seja parado por um guarda de trânsito que multa você, sem dó nem piedade.

Vocês chegam à escola, com 15 minutos de atraso, e sua filha entra, sem ao menos se despedir de você.

Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu a sua maleta.

O seu dia começou mal e parece que ficará pior. Você fica ansioso para o dia acabar e quando chega a casa, a sua esposa e filha estão de caras fechadas, em silêncio e frias com você.

Por quê?

Simplesmente porque você não teve controle sobre o que aconteceu no café da manhã. O modo como você reagiu naqueles cinco minutos foi o que estragou o seu dia.

Outra nova maneira de ver as coisas que te acontece

O que poderia ter sido feito? O café cai na sua camisa, a sua filha começa a chorar e então você lhe diz, gentilmente: – Está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado.

Depois de vestir outra camisa, você volta, olha pela janela e vê a sua filha saindo no ônibus escolar.

Dá um sorriso e ela retribui dando-lhe um adeus com a mão. Consegue perceber a diferença? Duas situações iguais, que terminam muito diferentes.

Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.

Esse é um pequeno exemplo de como aplicar o Princípio 90/10 sugerido por Stephen Covey

Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos o perturbem, reaja apropriadamente e o seu dia não ficará arruinado.

Como reagir a alguém que o atrapalha no trânsito enquanto você está indo ao trabalho? Você fica transtornado? Golpeia o volante? Diz palavrões?  Sua pressão sobe? Vai ficar preocupado, angustiado, perder o sono e adoecer?

Isto não vai resolver!

Mude seu foco, e se ao invés de estar preso no trânsito, você estivesse “enlatado”no trem ou ônibus parado ao lado do carro de alguém?

Seu voo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por que manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada.

Use o seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora a situação.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o.

Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Por desconhecerem o poder de escolher suas reações diante dos acontecimentos, milhares de pessoas estão sofrendo e se estressando desnecessariamente.

E, como você sabe, o stress destrói a nossa saúde e nos envelhece.

Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10.

Isto é tão simples e pode transformar a nossa vida!

E você? Como tem reagido às situações da vida?

 

Fernando Oliveira
Fernando Oliveira
Fernando Oliveira é considerado um dos palestrantes e Treinadores de Talentos mais dinâmicos da atualidade. Criador do conceito MOTIVERSÃO, é Ator, Escritor, Palestrante e um verdadeiro apaixonado em inspirar pessoas e empresas a darem o melhor de si, viverem em alta performance, visando com isso, alcançar resultados extraordinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *